Alterar o tamanho da fonte
Data/Hora: sexta mai 24, 2019 18:16

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 6 mensagens ]
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Viajar?
MensagemEnviado: quarta Oct 21, 2009 20:46 
Preguiça

Registado: quinta Oct 15, 2009 21:05
Prevejo que a vossa resposta seja afirmativa e gostaria que me esclarecessem..
Sou um jovem de 17 anos e como grande parte, tenho o sonho de viajar pelo Mundo.
Tenho muitas dúvidas acerca do que deveria fazer egostaria de saber a vossa opinião..
Primeira questão: Quando é a melhor altura? Estou a acabar o Secundário e comecei a por agora a questão de não ir já para a Universidade, como sempre pensei, e sim partir pela Europa na descoberta. Será o mais correcto tirar um ano e partir à experiência e voltar então para tirar um curso superior ou deveria terminar já os estudos?
Segunda questão: Dinheiro. É possivel sustentar.me apenas com biscates por aqui e por ali? Será que conseguirei apoio para a realização desta viagem?
Após estas duas, faço mais perguntas. q:

Obrigado. ( :

Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Orkut Partilhar no Digg Partilhar no MySpace Partilhar no Delicious Partilhar no Technorati
 OfflinePerfil  

Assunto da Mensagem: Re: Viajar?
MensagemEnviado: quinta Oct 22, 2009 9:20 
Fala Barato

Registado: sexta ago 25, 2006 17:55
Olá CRIISC,

Antes de mais bem-vindo ao VM!

As tuas questões são tão pessoais que, no meu entender, só tu mesmo podes tomar essa decisão.

Tudo o que aqui se possa vir a escrever são opiniões igualmente pessoais e que, em certos casos, pode reflectir projectos não realizados por essas mesmas pessoas.

O "tirar um ano" e partir à descoberta é algo muito comum nas sociedades anglo-saxónicas, sendo os EUA o melhor exemplo disso. Quer seja após o secundário, quer seja a interrupção da formação superior e até mesmo no fim do curso e antes de se iniciar uma carreira profissional.

Tenho encontrado, nas minhas viagens, muitos jovens que fizeram aquilo que tu queres ou planeias fazer.

Muitos optam pelo voluntariado e partem para a Ásia, América Central e África integrados em ONG's (Organizações Não Governamentais) para trabalhar em projectos de apoio social.

Quanto ao partires pela Europa e fazeres uns "biscates" penso que seja possível, no entanto tens que ter os espírito aberto para que nem tudo será um mar de rosas!

Há um ponto importante a ter em conta, não te esqueças que estás a viver/estudar e possivelmente virás a trabalhar em Portugal. Infelizmente o nosso mercado de trabalho rege-se por princípios estúpidos, não é dinâmico e muito competitivo. Qualquer ano que possas vir a perder é dar uma vantagem aos teus possíveis concorrentes a um posto de trabalho.

Se eu soubesse o que sei hoje, teria feito algo parecido com aquilo que aqui perguntas!

Boa sorte na tua escolha, se decidires positivamente por esta opção, acredito que será uma experiência muito enriquecedora.

Abraço

Luis

Imagem

OfflinePerfil  

MensagemEnviado: sexta Oct 23, 2009 19:05 
Bicho Carpinteiro

Registado: sábado jan 24, 2009 13:28
Olá CRIISC.,

Antes de mais, acho que devias completar os 18 anos para não precisares de autorizações para viajar e para poderes resolver questões legais que possam vir a acontecer no estrangeiro.

Já que pediste opiniões... Aqui está a minha:
Estuda primeiro.

Porque não optas por, entrando para a Universidade, teres um part-time para juntares algum dinheiro e viajares nas férias? Os cursos hoje são de 3 anos... Ficas despachado num instante.
Eu tenho 25 anos e deixei de estudar quando terminei o 12º ano pelas mesmas razões.
Quis trabalhar, ter casa e carro, quis viajar... No fundo, quis ter a minha independência mas hoje arrependo-me de não ter ouvido os conselhos que na altura me deram.
Voltei a estudar há 2 anos e como comprei casa, tenho de trabalhar em full-time face às despesas que naturalmente tenho.
Estou na faculdade com pessoas de 18 anos e apesar de sentir que tenho mais maturidade para os estudos, não posso aproveitar a fantástica vida académica que, efectivamente, tem o seu tempo.

A vida de viajar trabalhando aqui e ali não é fácil e é para alguns sortudos.
A maioria deles com pais ricos que os podem ajudar caso aconteça algo.
Se for o teu caso... Aproveita! eheh

O Luis Graça falou também de voluntariado e é realmente uma opção.
Investiga uma área na qual gostassses de intervir. Aí vais-te aperceber que há pessoas que lutam por uma vida melhor e nunca vão ter a oportunidade de ir para a Universidade apesar de quererem. Talvez aí, ao fim de um ano, queiras regressar e dá-te algum currículo.

Eu acho a ideia de viajar 1 ano antes da Universidade fantástica mas é preciso ser-se muito 'ajuizadinho' para depois de passar um ano na 'boa-vai-ela' ter vontade de regressar para a vida do costume.

Desculpa ser um bocadinho brusca mas se calhar faltaram-me conselhos de alguém mais novo.
Estava farta de ouvir os meus pais e achava que eles não sabiam como as coisas funcionavam e... hoje reconheço que tinham razão.
(Espero que a minha mãe não tenha lido isto! lol)

Bons estudos e boas viagens.

OfflinePerfil  

MensagemEnviado: terça nov 03, 2009 21:29 
Preguiça

Registado: quinta Oct 15, 2009 21:05
Obrigado pelas respostas! Foram uma ajuda. ( :

E.. já está decidido. Optei por tirar o ano.
Tenho companhia e já começámos a programar as coisas com traços gerais. Estou aberto a todo o tipo de ideias, ajudas, opiniões. ( :

OfflinePerfil  

MensagemEnviado: quarta nov 11, 2009 1:55 
Bicho Carpinteiro

Registado: sexta fev 08, 2008 22:07
Olá!
Já qe pediste opinião...aqui vai...eu faria de outra forma, e tentaria em 1.º lugar entrar para a universidade...mesmo que não fosse às aulas senão para os exames...depois iria num inter rail e ficaria com uma perspectiva da Europa. Voltaria para os estudos, biscates, e quem sabe, viajava novamente. Acredita que perder um ano dessa forma pode ser decisivo pois o mercado de trabalho está uma porcaria e a idade é decisiva para arranjar trabalho. Além disso, podes no futuro pedir uma licença sem vencimento e aproveitar para viajar, o Mundo está à tua espera...mas só tu podes decidir!
Boas viagens!
Ilda

OfflinePerfil  

MensagemEnviado: quarta nov 11, 2009 11:12 
Bicho Carpinteiro

Registado: quinta set 10, 2009 20:51
Olá,

Penso que são importantissimos os estudos e a formação, podes sempre viajar durante as férias (que são muitas), fazeres um inter-rail ou coisa do género. tem atenção que não é fácil trabalhar lá fora e fazer biscastes, além do mais tens de ter em conta que as coisas podem não correr sempre bem :mrgreen:

Espero que penses bem sobre a paragem de 1 ano, pois têm algum impacto.

Boa Sorte.

OfflinePerfil  

Criar um novo TópicoResponder Página 1 de 1   [ 6 mensagens ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: