http://www.opcaoturismo.com/noticia.php?id=5784
2007-03-21 08:12:39
Bernardo Trindade garante que a marca Allgarve vai manter-se
O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, garantiu que a marca Allgarve, criada para promover um programa de animação para a região, "será mantida".
O secretário de Estado falava à Lusa em Moscovo, onde se encontra no âmbito da participação portuguesa em duas feiras internacionais de turismo que decorrem na capital russa. "Muita da informação que tem sido posta ultimamente a circular não passa de desinformação", adiantou Bernardo Trindade, numa alusão às críticas que têm sido feitas por várias entidades algarvias à marca "Allgarve", por esta ter dois "l" no nome.
"É exclusivamente uma questão de desinformação. Tive a oportunidade de, juntamente com o ministro da Economia, com o Turismo de Portugal, com a Região de Turismo do Algarve, com as autarquias, fazer essa apresentação, que foi por todos bem percepcionada", adiantou o governante.
"Apenas aqueles que não estiveram lá é que não perceberam a mensagem e é por isso que hoje, pedagogicamente, estamos a fazer essa correcção, dizendo-lhes que a marca Allgarve será mantida".
"O que está a acontecer e que se pode ver justamente neste stand [de Portugal na Intourmarket-2007, uma das feiras internacionais de turismo russa], é que o nome do Algarve não foi rigorosamente alterado".
"Todos os prospectos, informação e publicidade do Algarve são feitos nos actuais moldes que estão institucionalizados em Portugal".
A marca Allgarve, criada para promover um conjunto de eventos programados para a região, foi apresentada pelo ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, na sexta-feira. "O que quisemos foi lançar indiscutivelmente uma campanha que visa suprir a principal lacuna que o Algarve presentemente tem, que é um défice de animação".
O programa de valorização turística do Algarve visa "juntar todas essas áreas, juntar instituições tão credíveis como o Teatro Nacional de São Carlos, a Fundação de Serralves, todas as entidades ligadas ao desporto, à vela e ao golfe, que são os nossos principais produtos turísticos a vender juntamente com o sol e a praia".
Para Bernardo Trindade, é necessário fazer com que o Algarve seja cada vez mais vendido como "um destino de todo o ano", com "uma imagem de modernidade e diversidade".