Caros,
Receio que as coisas no grupo Orizonia não estejam muito bem, o que pode complicar as férias de alguns membros ...
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Crise da Orizonia agita mercado português
Agências tentam evitar penalização de clientes
Presstur 15-02-2013 (17h36)
Há uma azáfama pouco habitual para um mês de Fevereiro nas agências de viagens portuguesas, mas infelizmente para elas porque as notícias são más e “é preciso correr” para evitar ter clientes penalizados pela situação difícil em que se encontra a Orizonia, que em Portugal é um dos grupos mais fortes em operação turística, através da Iberojet e da Solplan.
Fontes de diferentes grupos portugueses dizem ao PressTUR que foram alertados pela própria Orizonia para as dificuldades que enfrenta e que desde então têm-se empenhado em “proteger” os clientes, o mesmo é dizer encontrar fornecedores alternativos que garantam que terão as viagens que compraram.
Essas fontes, que elogiaram a atitude da direcção dos operadores da Orizonia em Portugal, de tomar a iniciativa de os informar, observaram que “felizmente” para o mercado estamos em época baixa e as ofertas para o Verão ainda são muito recentes.
A questão principal, dizem, é quanto à programação para a Páscoa, que para as Caraíbas assentava em charters em avião da Orbest.
A Orizonia, como o PressTUR avançou no dia 6 tinha programado retomar os charters para as Caraíbas já no dia 25, com um “voo triangular” Lisboa - Punta Cana - Cancún, que se iria manter semanalmente às segundas-feiras em Março e Abril, dando lugar depois, a partir de inícios de Maio, à operação de Verão, com voos directos de Lisboa duas vezes por semana para Cancún e uma vez por semana para Havana e para Punta Cana, além de um voo via Madrid para Montego Bay.
Perante os desenvolvimentos hoje, com a Orizonia a solicitar a protecção contra possíveis concursos de credores e a indicar que suspende “alguns voos” da Orbest, as agências de viagens portuguesas sentiram-se no dever de procurar “proteger” os clientes que já tinham para essas operações, designadamente os que tinham pacotes dos operadores Iberojet e Solplan.
A expectativa do mercado é de que o operador Soltour, que tudo indicava ir, como no ano passado, participar nos charters da Orbest, se esta não se efectivar coloque uma operação para os destinos nas Caraíbas, tanto mais que o grupo de que faz parte, o Grupo Piñero, tem hotéis na região.
Para já, no entanto, o que o mercado já terá sido informado pelos operadores da Orizonia é que a Orbest não fará o charter de dia 25, restando saber como tenciona proceder com as operações seguintes.
A questão, de acordo com essas fontes, é que as movimentações da Orizonia levam a crer que não há apenas um problema com a realização de voos pela Orbest, mas eventualmente também com a hotelaria nos destinos.
Essa foi a conclusão a que chegaram fontes do sector contactadas pelo PressTUR, para quem o facto de hoje ter saído de Madrid um avião da Orbest para Cancún mas deixando em terra os clientes que tinham comprado as viagens ao grupo Orizonia terá como explicação ter sido a forma encontrada de evitar que chegassem ao destino e serem recusados pelos hotéis por dívidas dos operadores.
Mas oficialmente, de acordo com a imprensa espanhola, a Orizonia ainda não deu qualquer explicação para essa atitude.
As notícias mais recentes de Espanha dizem que depois de ter ordenado o encerramento das lojas da sua rede de agências de viagens, a Vibo, até segunda-feira, a Orizonia enviou uma informação contrária, indicando que devem permanecer abertas hoje e amanhã, embora sem sistema de reservas.
Este impedimento de fazer reservas, que também está a verificar-se em Portugal, tanto com as lojas próprias como com as franchisadas da Vibo, segundo dizem ao PressTUR diferentes fontes, está, de acordo com a imprensa espanhola, relacionada com as dificuldades que o grupo teria para fazer o pagamento hoje ao BSP, que alguns jornais dizem ascender a dez milhões de euros e outros indicam ser de 15 milhões de euros.
A questão é que sem reservas as lojas abertas não têm outro remédio senão não fazer vendas aos clientes que lhes entrem pela porta dentro, como já relataram ao PressTUR alguns dos agentes que se viram nessa contingência.
A imprensa espanhola também já está a fazer-se eco de tentativas de franchisados da Vibo de passarem para outras redes, entre as quais citam a Barceló Viajes, a Nautalia, a Viajes Carrefour e a Almeida Viajes.
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Em alternativa à Orbest, afectada pela crise da Orizonia
Soltour garante charter de dia 25 para Punta Cana e Cancún
Presstur 15-02-2013 (17h38)
O operador Soltour tem estado a informar as agências de viagens de que vai manter o charter do dia 25 de Fevereiro para Punta Cana e Cancún, apesar de a Orbest já ter indicado que não irá fazer esse voo, disseram ao PressTUR fontes do sector.
De acordo com essas fontes, a primeira informação que tiveram foi de que a Orbest, que era a companhia que tinha sido indicada como a operadora do charter, não iria fazer o voo, pelo que se antevia o seu cancelamento.
No entanto, dizem ainda essas fontes, o operador Soltour, que alegadamente tinha a maior parte dos lugares do voo, já lhes garantiu que o charter se vai realizar.
Os voos charter directos de Lisboa para as Caraíbas estão interrompidos desde o início deste ano e o do dia 25 marcava o recomeço das operações.
Segundo a programação que existia até aos acontecimentos de hoje, com o pedido de protecção de credores por parte da Orizonia e as dúvidas sobre a sua compra pela Globalia, este ano, à semelhança de 2012, os charters para as Caraíbas iriam ser todos em avião Airbus A330 de 388 lugares da Orbest.
As fontes do PressTUR dizem não ter ainda recebido informação quanto ao que acontecerá com a restante programação de voos, mas admitem que se a Orbest continuar sem voar a Soltour procurará alternativas no mercado português, pois já anteriormente fez contratação de charters tanto à White como à SATA, que aliás eram, até 2012, as companhias que mais utilizava para ligações às Caraíbas.
Jopeg