Olá Silvie,
De facto o VM também me ajudou muito a preparar a viagem.
Quanto ao carro, a questão não é fácil nem simples.
SIM, é fácil de conduzir. Os islandeses são muito cuidadosos a conduzir e educados. As estradas pavimentadas são óptimas e estão bem sinalizadas. Não existe muito transito (excepto em Reykjavík nas horas de ponta)
Não levei GPS mas apenas um mapa.
Mas conduzir na Islândia requer MUITOS CUIDADOS, que não nos lembramos quando conduzimos noutros sítios.
Isto é muito importante se saíres com o carro de Reykjavík e deveres a volta à ilha como eu fiz (não sei como estás a pensar fazer)
A Islândia aposta muito na "formação" dos turistas condutores, vê este video oficial:
http://youtu.be/AQPrqthZ7TwE este links, também oficiais:
www.safetravel.is,
www.us.is/node/17(seria boa ideia agora "devorares" estes assuntos).
Já agora outros aspectos.
Existe alguma probabilidade de entregares o carro alugado danificado

Principalmente se saíres de Reykjavík.
Não te quero assustar, mas refiro-me a pequenos riscos e sinais provocados pela gravilha que salta dos outros carros (principalmente jipes com rodas enormes) e da condução nas estradas de gravilha (sem alcatrão) que em muitos percursos não se podem evitar e até são normais.
São pequenos sinais na pintura e vidros que as companhias de aluguer não desculpam... praticamente vêm o carro com uma lupa à procura de pormenores para nos obrigarem a pagar.
Depois existem, situações mais graves que podem sempre acontecer, como atropelares uma ovelha

(grande grau de probabilidade... e eu quase que o fazia varias vezes) perderes o controlo do carro devido ao pavimento de gravilha ou mau tempo repentino... etc (por exemplo o vento pode passar de uma suave brisa a uma velocidade de uns 100 KM/H e questão de metros).
Enfim, são coisas que podem acontecer em qualquer lado, mas na Islândia é mais provável e... pior, é extremamente caro a sua resolução.
Atenção que por cada ovelha de atropelares tens que pagar uns +/- 150 euros ao dono

Por isso aconselho-te, quando levantares o carro, a fazeres todos os seguros possíveis e imaginários e mesmo assim, em caso de acidente, a franquia é extremamente alta, pelo que compensa, e se aconselha, a fazer um outro seguro para a franquia (não sei como esta situação se chama... estive à procura nos meus documento e não acho).
UPS... a resposta já vai gigantesca e ainda tenho mais aspectos para falar e este tópico não é bem para isto.... se quiseres, abre um tópico novo na "Geral" da "Escandinávia" para o pessoal te aconselhar.
João Pinto