Caros,
Citação de O Observador:
Citar:
Waynabox vence TAP Creative Launch. Para vender viagens surpresa a 150 euros
2/6/2015 8, 22:37
Vencedor do concurso de ideias de negócio lançado pela TAP em parceria com a Startup Lisboa quer fazer "um interrail do ar" pela Europa. Em Espanha, o site está ativo há três meses.
Um fim de semana, 150 euros e um bilhete sem destino. Até que dois dias antes, descobre em que cidade da Europa vai passar os próximos dias. A Waynabox é isto: um site que vende experiências de viagem por um preço fixo, incluindo hotel e voo, mas com uma contrapartida – o destino não está nas mãos do viajante.
O espanhol Pau Moreno,de 23 anos, subiu ao palco da FIL, em Lisboa, com este projeto na manga. Saiu de lá como o grande vencedor do TAP Creative Launch, o concurso de empreendedorismo que a TAP lançou em parceria com a Startup Lisboa, a propósito da comemoração dos 70 anos de aniversário da companhia área. Desde janeiro, a companhia aérea recebeu 750 candidaturas.
Pau Moreno lançou a Waynabox em Barcelona há três meses, mas quando os amigos que trabalham na TAP lhe falaram do concurso para ideias de negócio que a empresa estava a promover não teve dúvidas, conta ao Observador. Fez as malas e concorreu. Esta terça-feira, a Waynabox recebeu um prémio financeiro da TAP no valor de 5 mil euros, uma viagem em classe económica para duas pessoas, três meses de incubação na Startup Lisboa e smartphones Microsoft Lumia, entre outros.
Em três meses, o site angariou mais de 1200 clientes, em Barcelona e em Madrid, e a equipa já concluiu a primeira ronda de investimento: 250 mil euros. “Provámos que estamos a mudar a forma como as pessoas mais jovens voam. Eles gostam mesmo de ser mais espontâneos nas reservas das suas férias”, explicou ao Observador.
Se em Espanha o negócio está a correr bem, Pau Moreno acredita que esta parceria com a TAP vai impulsionar o fenómeno, porque vão poder participar de um programa de aceleração junto da companhia aérea. “O que significa que a TAP não quer apenas fazer negócio connosco, quer ajudar-nos a crescer e a adaptar o produto aos consumidores. É realmente um passo à frente”, disse.
Para usufruir da Waynabox, os viajantes só têm de inserir a data em que querem viajar e pagar os 150 euros. Dois dias antes, recebem informação com a cidade da Europa e o hotel em que vão ficar. “Desta forma, tira-se proveito dos lugares vazios nos voos e chega-se ao público mais jovem”, conta.
A ideia surgiu enquanto Pau fazia um interrail com os amigos pela Europa. Porque não adaptar a filosofia da experiência de comboio numa experiência em aviões? “A nossa missão é ser o interrail do ar. Tivemos que adaptar o produto a um mercado que funciona de forma completamente diferente, mas queremos é que as pessoas viajem mais”, disse.
Jopeg